terça-feira, 26 de julho de 2011

Palestra mostra importância do ACS no Projeto NUDEC

Aconteceu hoje a palestra da Defesa Civil no CMS Maria de Lourdes sobre a importância do sistema de Alerta e Alarme para Chuvas fortes que começará a vigorar nas comunidades do Complexo do Alemão.

ACS da Unidade ouviram explicações sobre o projeto e tiraram dúvidas com o Coronel Silva Costa, um dos responsáveis pela implantação do projeto na área.

A instalação do Sistema de Alerta e Alarme começou em janeiro, com a implantação de um conjunto de sirenes no Morro do Borel, na Tijuca, uma das comunidades com alto risco de deslizamento. O sistema é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos nestes locais.

Com o auxílio de agentes da Defesa Civil, de lideranças comunitárias e de moradores da própria comunidade que passaram por capacitação, a população das áreas de risco é encaminhada para os pontos seguros mapeados na região. O sistema foi testado com sucesso durante as fortes chuvas que atingiram a região da Tijuca, em abril deste ano, quando nove comunidades tiveram as sirenes acionadas.
Coronel Silva Costa, da Defesa Civil, palestra sobre o projeto e simulação do Sistema de Alerta e Alarme para Chuvas Fortes

Palestra foi esclarecedora sobre o papel do ACS no projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário